Último Vídeo

Categorias

15 de fevereiro de 2019

Como conciliar maternidade e vida profissional


Como conciliar maternidade e vida profissional 


Atualmente é muito comum mulheres atuando em diversas posições ao mesmo tempo, mãe, executiva, empreendedora, dona de casa, estudante, profissional que busca evoluir sempre, devemos levar em conta que a mulher tem multifuncionalidades e que devido essa capacidade intrínseca, nós conseguimos conciliar com maestria diversas funções.
Porém há momentos em que as coisas podem parecer confusas, diante de tantas responsabilidades, precisamos de uma orientação  ou  método que nos auxilie a fazer a conciliação da maternidade e a vida profissional, seja com a adequação de horários ou a divisão de tarefas e funções com o companheiro ou cooperador durante o dia a dia.

Separe o tempo e se coloque em primeiro lugar sempre. 


Para que possa aguentar o “tranco” devemos estar preparadas e bem, portanto é indicado que nos coloquemos em primeiro lugar sempre, mesmo após a maternidade, os cuidados com a saúde física e mental devem ser colocados como prioridade.
Pois quando estamos bem tudo vai bem, não é mesmo?!
Então para que o processo de conciliação seja completo, o essencial é que façamos exercícios físicos, tenhamos uma alimentação saudável e principalmente limites e tempo para alimentarmos nossa alma, seja com um passeio ou um hobbie para higiene mental, a mudança de posicionamento perante a vida e a ressignificação de seu papel dentro da família são pontos relevantes e que devem ser identificados e repensados.

Papel da mulher dentro da empresa e da família.


Observe qual o seu papel diante da experiência profissional e familiar, e pense de que forma sua experiência profissional irá beneficiar a si mesma e, também a seus familiares, hoje qual é sua posição diante do âmbito profissional, você está feliz com a atividade que desenvolve? Pensa em se qualificar melhor? Ou já cogitou iniciar um negócio próprio?
Após essas reflexões você conseguirá entender em que momento da vida está e então poderá traçar quais ações deverão ser feitas a seguir.
Quando nós nos sentimos completas e felizes com nossa carreira, a sensação de êxito é uma das mais sublimes que se possa sentir, porém quando nos tornamos mãe, o cuidado com os filhos e a atenção necessária nos primeiros anos de vida se faz um divisor de águas para a mulher que possui uma vida profissional ativa.

Como conciliar então a maternidade com a vida profissional?


Compreender que esta escolha é muito pessoal e te pedirá foco e energia, se você já está empregada e estável em um emprego que te satisfaz profissionalmente, a questão essencial é conciliar tempo livre para passar com a prole.
Portanto, busque escolas que tenham a programação educacional em tempo integral e com atividades que estimulem o desenvolvimento completo da criança, interessante destacar as escolas que adotam o método Montessori, o qual consiste em dar maior autonomia à criança, respeitando o desenvolvimento linear das diversas habilidades inerente a cada idade da criança.
Outro método de ensino que irá auxiliar na autonomia e desenvolvimento pleno dos seus filhos é a metodologia Waldorf, onde é estimulado o equilíbrio emocional e clareza de raciocínio, o objetivo é formar pessoas que exerçam o pensamento crítico sobre o mundo e consigam ser independentes diante das questões da vida,
Auxiliar no desenvolvimento de nossos filhos de forma a torná-los adultos coerentes, respeitosos e principalmente, independentes é um legado de ouro e que com certeza será um grande aliado diante da posição da mãe – profissional, dedique seus investimentos na educação completa de seus filhos de forma a que eles possam progredir durante a vida de forma íntegra e saudável.



Tenho uma empresa ou trabalho por conta própria, como faço para conciliar a mãe com a profissional?


Se você é uma microempreendedora individual (MEI) que trabalha por conta própria ou tem uma empresa com colaboradores, conciliar o trabalho com a maternidade requer mais organização e controle de tempo e energia.
Existem métodos e plataformas de organização profissional que podem ser grandes aliados na hora de definir reuniões, planos de trabalho e elaboração de projetos, como os gerenciadores de trabalho em equipe Asana e Trello, que são plataformas e app’s de auxílio a equipes e gerenciamento de trabalho.
Outra ferramenta muito indicada para mamães empreendedoras é a utilização de métodos de gerenciamento de tempo, alguns muito conhecidos e indicados são o método GTD Getting Things Done e o Pomodoro.

Determinar limites de horários e tarefas é o caminho do meio para encontrar equilíbrio dentro de diversas atividades diárias, lembrando sempre de priorizar o que lhe traz satisfação pessoal e energia para conseguir “dar conta do recado”, busque encontrar adaptações e estipular uma rotina agradável e conciliável com suas condições pessoais, adeque os horários de forma a ter tempo para outras atividades pessoais e principalmente não esqueça de dosar as duas funções de forma equilibrada.
Deixe seu comentário contando como você fez ou está fazendo para conciliar a vida materna e o trabalho.

Sou Marília Tannuri Verni. Mãe de 2 meninos (Ian - 11 anos e Lorenzo - 4 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.


Um comentário:

  1. Encontrei esse post quando pensava exatamente isso. Estou iniciando com o blog agora e tenho bebê de 1 ano e meio...e tem dias que passo só em função dela...preciso me reorganizar e criar uma rotina. Obrigada pelas dicas. Sucesso! Já estou seguindo o Blog
    Se puder dar uma passada no meu
    https://sobreavidasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir